Fresh Plaza – 23/08/2019 – Serão avaliados o comportamento fisiológico, fitossanitário e produtivo de cerca de 16 novas variedades cítricas

Os pomares da Colômbia estão sofrendo há um bom tempo com a presença do greening, também conhecido como Huanglogbing (HLB). Por conta disto, a Empresa Colombiana de Pesquisa Agrícola (Agrosavia), pretende desenvolver um projeto de melhorias para fortalecer a produção nacional e combater a doença.

Através deste projeto, serão avaliados o comportamento fisiológico, fitossanitário e produtivo de cerca de 16 novas variedades cítricas que são cultivadas em três regiões do país. São eles, Magdalena, Valle del Cauca e Tolima. Das variedades estudadas pelo Agrosavia, 9 são de laranjas variedades Valência, 4 de tangerinas e 3 de limões.

Durante as análises para detectar a qualidade das frutas, entre outras variáveis, serão levados em conta o teor de acidez e sólidos solúveis totais, tamanho e peso do fruto, além da porcentagem de suco e coloração externa e interna do fruto. Está última variável se torna importante por conta da exigência para os diferentes mercados internacionais.