Fresh Plaza – 28/08/2019 – Cerca de 76% das frutas cítricas produzidas pela África do Sul são exportadas. As laranjas compõe a maior parte das exportações

A alta no setor de frutas cítricas na África do Sul constitui em uma proporção crescente do comércio internacional, segundo o relatório divulgado com as últimas perspectivas agrícolas para o período de 2018 a 2028 do Escritório de Políticas Agrícola e Alimentar do país. Uma em cada dez laranjas consumidas no mundo atualmente vem da África do Sul.
Frutas cítricas, uvas e frutas pepitas, em particular, fortaleceram sua posição de mercado na última década. A participação de mercado de frutas cítricas aumentou de 4% em 2001 para mais de 10% no ano passado, seguida pelas uvas de mesa que passaram de 5% a 7% e frutas oleaginosas de 3% a 6%.
Por conta de valor e volume, as frutas cítricas são consideradas a maior e mais importante exportação de frutas na África do Sul. O país poderá exportar 25% mais caixas do que no ano passado, segundo o relatório. Mas, para sustentar esse crescimento, serão necessários mercados novos e diversificados.
A União Europeia e o Reino Unido são, de longe, os mercados de exportação mais importantes para as frutas produzidas localmente, porém a dependência desses setores deixa a África do Sul vulnerável porque as populações em ambos crescem a menos de 1,5% ao ano. O relatório diz ainda que, a região é considerada área onde não há escassez de alimentos.
Cerca de 76% das frutas cítricas produzidas pela África do Sul são exportadas, uma variedade de 32% para a União Europeia e 10% para o Reino Unido.