Fresh Plaza – 30/08/2019 – Embora a China não seja o maior destino de citros frescos nos Estados Unidos, as remessas domésticas, inclusive para o Canadá estão mais altas

O presidente da Califórnia Citrus Mutual, Casey Creamer, disse que as exportações para a China no ano passado caíram cerca de 46%, com uma perda de 50% em valor para o setor. A produção cítrica de produtos frescos da Califórnia gera cerca de US $ 7 bilhões em valor econômico para o estado, como informa um relatório econômico publicado recentemente.
Embora a China não seja o maior destino de citros frescos nos Estados Unidos, as remessas domésticas, inclusive para o Canadá são mais altas. O que vem preocupando notavelmente a indústria, no momento, são as tarifas impostas nas exportações dos Estados Unidos para China, e agora ameaça de a China interromper todas as compras agrícolas dos EUA.
Apesar de, alguns acreditarem que a ameaça da China em interromper toda a compra agrícola dos Estados Unidos seja uma referência às compras estatais de culturas como milho, soja e sorgo. Casey Creamer diz que, as empresas chinesas na superfície são de propriedade privada. A capacidade de obter frutas mais baratas de outros países apenas aumenta os incentivos econômicos para parar de comprar citros nos EUA.
Outros impactos nos mercados mundiais de citros podem ser vistos em retornos mais baixos para os produtores, pois essas frutas devem ser absorvidas em outros lugares do mercado. Enquanto grande parte das frutas cítricas frescas da Califórnia acaba nos mercados domésticos, a inclusão de frutas antes destinadas à China nos mercados dos Estados Unidos continuará a abrandar os retornos dos produtores no mercado inteiro e dar aos varejistas a vantagem de definir os preços dos produtores, disse Casey Creamer.