Notícias Agrícolas – 06/09/2019 – As floradas são consideradas boas e regulares, principalmente em plantas novas e em pomares com sistema de irrigação

As precipitações pontuais registradas no estado de São Paulo no início de agosto possibilitaram a abertura das primeiras floradas nos pomares de laranjas. Essas flores darão origem às frutas da próxima temporada 2020/21.
De forma geral, as floradas são consideradas boas e regulares, principalmente em plantas novas e em pomares com sistema de irrigação – tendo em vista que as chuvas não foram bem distribuídas entre as regiões produtoras. Além disso, conforme citricultores, o desenvolvimento está mais avançado em pomares do norte e centro paulistas, onde já são observados os primeiros chumbinhos.
Assim, daqui para frente, produtores se atentam novamente ao clima, já que, para que o “pegamento” dessas flores seja favorecido, é necessário o retorno das precipitações (intercaladas com dias de sol), principalmente entre setembro e outubro. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as chuvas que atingiram o estado de São Paulo no último domingo (1°) devem ser benéficas às floradas.
Apesar de ainda ser cedo para estimar resultados, produtores afirmam que a seca registrada entre o fim do outono e início do inverno de 2019 favoreceu o estresse hídrico das plantas. Há de se considerar, contudo, que as plantas já estão bastante estressadas, em decorrência da elevada carga de frutas prevista para 2019/20.