Fresh Plaza – 25/09/2019 – Entre os atuais mercados de exportação do país, a Rússia está em primeiro lugar, seguida pelo Iraque

Para o presidente do Conselho Nacional de Citros, Kemal Kaçmaz, este ano a temporada de produção começou duas semanas atrasadas, mas o mercado segue confiante porque a Turquia ganhou uma posição importante no cultivo de citros. Segundo o hurriyetdailynews.com, as exportações de citros respondem por 45% do total das exportações de frutas e vegetais frescos da Turquia.
“No ano passado exportamos 1,74 milhão de toneladas de frutas cítricas, com uma receita de 732 milhões de dólares”, afirmou Kaçmaz. Segundo o site Fresh Plaza, este ano a Turquia exportou cerca de 5.800 toneladas de frutas cítricas em uma semana, no valor de US $ 2,3 milhões. 
Ele ainda diz que, “a esperança é alcançar um aumento de 10% nesta temporada em comparação com os dados de exportação do ano passado, quando não conseguimos coletar por 30 dias devido a condições climáticas adversas durante o inverno”, continua. “Se desta vez não tivermos temperaturas muito rigorosas no inverno, esperamos elevar nossas exportações a níveis mais altos”.
Kaçmaz disse que as frutas de excelente qualidade produzidas na Turquia contribuem para responder à demanda global e acrescentou que estão trabalhando em mercados alternativos, além dos tradicionais. “Mesmo que este ano não o façamos, no próximo teremos a possibilidade de enviar frutas cítricas em mercados alternativos”, afirma.
Entre os atuais mercados de exportação da Turquia, a Rússia está em primeiro lugar, seguida pelo Iraque. As exportações para a Europa aumentaram 25% em relação ao ano passado. Resultados considerados positivo para o mercado de citros da Turquia.