Fresh Plaza – 17/10/2019 – Processo de colheita está sendo adiado por conta das altas temperaturas registradas nas regiões de Huelva, Córdoba e Sevilha

Segundo o site Fresh Plaza, a colheita de laranja na província de Andaluzia será adiada em algumas semanas devido a alta temperatura registradas recentemente na região, isso impede o amadurecimento da fruta e a mudança de cor necessária para que a fruta seja comercializável. A colheita de laranja também foi adiada em Córdoba e Huelva pelo mesmo motivo.

Quase metade da colheita nacional de laranjas será produzida em Andaluzia na campanha 2019/2020, de acordo com as estimativas do Conselho Andaluz de Agricultura, Pecuária, Pesca e Desenvolvimento Sustentável. A perspectiva é ultrapassar 2,18 milhões de toneladas, um volume que representa um crescimento de 3,7% em comparação com a média das últimas quatro campanhas. Também representa mais de 35% do volume total estimado da Espanha.

Sevilha, o maior produtor

Na campanha 2019/2020, Sevilha continuará sendo a principal província produtora de citros da Andaluzia, seguida por Huelva e Córdoba. Os três representam 79% da produção total de citros de Andaluzia e 84% da produção de laranja doce. As tangerinas serão colhidas principalmente em Huelva, Sevilha e Almeria, 93% do volume total entre as três, enquanto a produção de limão ocorre principalmente na área de Málaga, que representará 97% do total.

O segundo maior produtor de Andaluzia é a região de Huelva, com mais de 507.000 toneladas de frutas cítricas, cerca de 23% do total. No caso específico das tangerinas, a produção de Huelva deverá ser a mais alta da região, com 262.000 toneladas, o que representará quase 60% do volume regional e um aumento de 14,4% em relação à campanha 2018/2019.

Enquanto isso, a Associação Agrária de Jovens Agricultores da Espanha (ASAJA) informou que a próxima colheita de citros nas províncias de Sevilha e Córdoba será produzida em cerca de 15% a 20% em relação à temporada anterior, quando ambas as províncias alcançaram produções recordes.