Fresh Plaza – 24/10/2019 – O greening, principal doença dos citros, tem afetado milhões de hectares de frutas nos Estados Unidos. As regiões de Brazoria e Galveston no Texas, estão sofrendo com a doença

De acordo com os especialistas do Texas A&M AgriLife Extension Service, a quarentena de esverdeamento de citros se expandiu para os municípios de Brazoria e Galveston. O greening, principal doença dos citros, tem arruinado milhões de hectares de frutas cítricas nos Estados Unidos e no exterior.

Vale ressaltar, que a doença não representa ameaça para seres humanos ou animais.

A quarentena de esverdeamento de citros inclui mais de duas dúzias de municípios localizados principalmente no sul do Texas e na Curva Costeira.

A agente de horticultura da AgriLife Estesio no Condado de Brazoria, Stephen Brueggerhoff, disse que a quarentena representa restrições impostas ao movimento do material vegetal e de todas as variedades conhecidas por serem afetadas pela doença. Acredita-se que a doença foi descoberta em uma variedade cítrica residencial de quintal.

“Acho que a mensagem que queremos divulgar ao público é que todos precisam tomar precauções para evitar a propagação desta doença e relatar os psilídeos vetoriais quando encontrados”, disse ela. “Queremos que as pessoas sejam capazes de identificar os sintomas da doença e os psilídeos. Anunciar a quarentena faz parte desse esforço”, completa.

Brueggerhoff, disse ainda que, não há cura para o esverdeamento dos citros, mas ele pode ser erradicado se detectado precocemente. 

O site agfaz.com, as melhores maneiras de garantir que a doença não se espalhe para mais partes do estado são prevenção e intervenção precoce, disse Brueggerhoff. Ninguém deve trazer plantas cítricas de estados onde a doença foi detectada, e nem mesmo de condados do Texas em quarentena.