Fresh Plaza – 21/11/2019 – Pesquisadores se preparam anos antes dos primeiros psilídeos serem encontrados nos pomares da região


O professor Georgios Vidalaskis, da Universidade da Califórnia, em Riverside (UCR), forneceu recentemente uma atualização sobre o estado cítrico da Califórnia para pesquisadores da Flórida. Vidalaskis é professor e especialista em extensão no Departamento de Microbiologia e Patologia Vegetal da UCR.

Ele ressaltou que a Califórnia se beneficiou de algumas pesquisas realizadas na Flórida, ainda mais por se tratar da doença do greening, o huanlongbing (HLB). “Na Califórnia, tivemos a oportunidade de estar um pouco mais preparado para enfrentar a doença e o inseto, pois iniciamos nossos preparativos anos antes do primeiros psilídeo ser encontrado no estado”, disse Vidalaskis.

O professor observou que o HLB é uma doença da comunidade e que toda a indústria cítrica precisa trabalhar em conjunto para combatê-lo. Quando a doença surge no pomar, rapidamente ela se espalha por toda a extensão. Isso acaba motivando as indústrias a trabalharem em conjunto, tanto em nível local como também em nível nacional entre as regiões produtoras de citros. Ainda segundo o professor, essa cooperação levou à possibilidade de novos híbridos capazes de resistir à infecção pelo HLB.