De acordo com o sistema de rastreamento de consumo de suco de laranja do Departamento de Citrus da Flórida (Consumer OJ Tracker – FDOC), os consumidores estão percebendo o aumento dos preços nos supermercados e estão adotando medidas de redução de custos. Especificamente no suco de laranja, os consumidores estão cada vez mais citando o preço como uma barreira à compra.

Vários fatores influenciaram a inflação no setor de citrus, dentre eles está a chamada inflação de demanda que ocorre devido à escassez de safras, pandemia e restrições da cadeia de suprimentos. Já a inflação de custos, ocorre devido ao greening (HLB), geadas, aumento do custo dos insumos e da mão de obra. Todos estes fatores colocaram uma pressão ascendente sobre os preços do suco de laranja.

A economista do FDOC, Marisa Zansler, afirmou que “com esses fatores provavelmente em jogo por algum tempo, reforçar os atributos positivos do suco de laranja continua sendo vital para sustentar a demanda em meio ao aumento dos preços”. Embora o sabor e o preço sejam consistentemente classificados como os principais motivos para comprar o suco de laranja, um número crescente de consumidores tem dado maior ênfase aos benefícios nutricionais e de saúde.

Zansler informou que as vendas de suco de laranja estão nos níveis de 2018/19, com movimento de volume consistente com o movimento de volume do processador. No entanto, com a preocupação com a oferta, os processadores da Flórida confiaram nos estoques existentes e nas importações para sustentar o movimento na temporada 2021/22.