O furacão Ian atingiu a Flórida como uma tempestade de categoria 4, o impacto de sua chegada na indústria de produção ainda é desconhecido, mas podem ser devastadores. A maior parte dos cítricos cultivados na Flórida estão localizados nos dois terços mais baixos do estado, sendo que de acordo com a Universidade da Flórida, cerca de 175.000 acres de pomares de frutas cítricas devem estar no caminho de Ian.

Em 2017, a indústria cítrica da Flórida sofreu danos de aproximadamente US$ 760 milhões após a passagem do furacão Irma. Atualmente, a indústria cítrica da Flórida vem sofrendo há anos com áreas e rendimentos reduzidos devido ao greening cítrico. O aumento dos custos trabalhistas e a concorrência de importações estrangeiras têm sido uma luta adicional para os produtores.

O Diretor-executivo da CitrusBr, Ibiapaba Netto, em entrevista concedida ao canal Agro+, relembra que durante a passagem do furacão Irma, em 2017, a estimativa de safra era de cerca de 170 milhões de caixas de 40,8Kg e caiu para aproximadamente 30 milhões de caixas de 40,8Kg após a passagem do furacão. “Hoje, a estimativa já está entorno de 40 milhões de caixas. Então, se acontecer algo nessa proporção, é quase uma inviabilidade econômica”, afirma Netto.

Infelizmente, a chegada de Ian coincide com o prazo usual para o plantio da maioria das lavouras da região, incluindo o início da colheita da safra de laranja. Depois que a tempestade passa, no entanto, avaliar os danos pode não ser um processo rápido, pois podem ocorrer interrupções de energia e telecomunicações, além do acesso limitado a fazendas devido a inundações, por exemplo.