Citrus Industry – Pesquisa identificou 48 variedades híbridas de laranjas com potencial de serem resistentes a doença

Com mais de 70% de queda na produção nos últimos 10 anos, a citricultura da Flórida tem buscado meios de combater o greening, doença considerada uma das principais responsáveis pelo declínio. Diante disso, um projeto financiado pelo Instituto Nacional de Alimentos e Agricultura se concentra no desenvolvimento de variedades híbridas, tolerantes à doença e que sejam viáveis como novos cultivares comerciais para citros frescos e processados.

De acordo com a fisiologista de plantas de pesquisa do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Anne Plotto, muito progresso foi feito no decorrer desse projeto. De 2016 a 2019, foram avaliados 48 híbridos diferentes e cultivares nomeados. Os pesquisadores testaram sua sensibilidade ao greening e seu perfil de sabor. “De cara, nós eliminamos híbridos muito amargos”, disse Plotto. A grande preocupação do estudo é desenvolver variedades resistentes, mas que mantenham as características de sabor do suco de laranja produzido na Flórida.

A pesquisadora afirma que vários dos cultivares parecem ter níveis comercialmente úteis de tolerância ao greening. Os dois cultivares mais notáveis ​​são Sugar Belle e SunDragon. Contudo, ainda não há um prazo definido para as variedades possam ser comercializadas.