Com inúmeras fazendas na Flórida dizimadas pelo furacão Ian, os preços no atacado e no varejo das frutas cítricas estão prestes a aumentar. Agricultores de todo o oeste da Flórida estão avaliando os danos causados ​​às suas propriedades após a passagem do furacão.

Antes mesmo do estado ser atingido pelo furacão Ian, os agricultores não estavam produzindo tanto quanto de costume. O Diretor-executivo da CirtusBr, Ibiapaba Netto, contou em entrevista ao canal Agro+ no final de setembro, que antes da passagem do furacão a estimativa de safra estava entorno de 40 milhões de caixas.

Agora, após o ocorrido, a produção na Flórida deve ser de 28 milhões de caixas de laranjas, de acordo com a última previsão do USDA para a temporada de citros 2022/23. Os pomares estão sofrendo as consequências e com substancialmente menos laranjas a serem colhidas e com a chegada da alta temporada de vendas, que vai de dezembro a março, o preço irá aumentar de forma acentuada.

Acredita-se que Ian seja o quarto furacão mais forte a impactar a Flórida com base na velocidade do vento. Em 2017, o furacão Irma abriu um caminho de destruição em todo o estado. O nível de danos causados ​​aos agricultores levou a uma queda de 34% na produção de citros em relação a 2016, com base em números separados do USDA.