Uma pesquisa publicada no International Journal of Food Science and Nutrition, analisou o consumo de suco de laranja 100% durante o final da infância e início da adolescência. De acordo com os resultados obtidos, os adultos que consumiram suco de laranja 100% quando crianças não indicam risco de pressão alta ou níveis elevados de lipídios no sangue.

O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira foram avaliados dados coletados de aproximadamente de 9 mil crianças e adolescentes com idades entre 9 e 16 anos. A segunda parte da pesquisa ocorreu 17 anos depois, quando os participantes já eram jovens adultos. A partir disso, foram feitas novas análises que examinaram a incidência de pressão alta e lipídios elevados no sangue, como colesterol e triglicerídeos.

O estudo se concentrou nos potenciais impactos do consumo de bebidas açucaradas, refrigerante diet e suco 100% de frutas. O suco de laranja 100% não foi associado ao aumento do risco de hipertensão arterial ou níveis elevados de lipídios no sangue no início da idade adulta. Nos homens, a ingestão de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos regulares, foi associada a um aumento de 16% no risco de ter pressão alta. A análise também levou em consideração outros fatores que podem ter afetado os resultados, como idade, nível de atividade física e ingestão de outros alimentos e bebidas, isolando os efeitos independentes das bebidas de interesse.

Neste estudo, crianças e adolescentes consumiram, em média, menos de meia porção por dia de suco de laranja 100%, o que está abaixo da diretriz e limites estabelecidos pela Academia Americana de Pediatria de aproximadamente 236ml (8 oz) diários para crianças acima de 7 anos. As Diretrizes Dietéticas 2020/2025 para os americanos contam com suco de frutas 100% para a ingestão total de frutas e recomendam que as bebidas primárias sejam livres de calorias – especialmente água – ou contribuam com nutrientes benéficos, como leite sem gordura e com baixo teor de gordura e de suco de frutas 100%.

“O consumo de suco 100% de frutas por crianças e adolescentes é muitas vezes um tema controverso quando na verdade não deveria ser”, disse a Dra. Rosa Walsh, Diretora de Pesquisa Científica do Departamento de Citrus da Flórida. “Este estudo não encontrou associação entre a ingestão de suco de laranja 100% por adolescentes e aumento do risco de pressão alta ou níveis elevados de lipídios no sangue mais tarde na idade adulta. O consumo moderado de suco de laranja 100% pode ser uma adição benéfica à dieta para ajudar a atender às recomendações de ingestão de frutas e nutrientes.”

A análise foi conduzida por pesquisadores das Universidades de Connecticut, Nacional de Jeju na Coréia do Sul, Brigham and Women’s Hospital, Harvard School of Public Health e Harvard Medical School.