Food Ingredients – 06/08/2020 – Demanda dos consumidores por produtos mais saudáveis vem fazendo empresas investirem em mudanças

A fabricante alemã de bebidas Döhler está de olho na crescente demanda dos consumidores por sucos enriquecidos com vitaminas e outras bebidas com menor teor de açúcares e conservantes. De acordo com Julian Bopp, gerente de produtos para aplicações de frutas e vegetais da companhia, as tendências naturais estão pressionando a demanda porque estão intimamente ligadas à saúde e bem-estar.
“Os produtos precisam ser consumíveis a qualquer momento, com bom gosto, agregar valor ao corpo e à alma e ser o mais natural possível”, disse Bopp ao FoodIngredientFirst. Essas tendências também são visíveis para aplicações de frutas e vegetais. Nos últimos dois a três anos, a Döhler mudou o seu foco de produtos concentrados para não concentrados (NFC) e, em menor escala, para produtos processados a alta pressão (HPP).
O executivo explica que os consumidores esperam um sabor fresco e um alto teor de nutrientes em suas bebidas, sem conservantes. O suco sempre foi um produto naturalmente preservado, preservado por tratamento térmico (pasteurização), enquanto sua acidez natural garante sua segurança.
Além disso, as tendências de redução de açúcar também estão levando a indústria a desenvolver produtos que contêm menos ou nenhum açúcar, mas oferecem sabor total, observa Bopp. “Ingredientes naturais, como água de coco, vegetais ou infusões de chá, oferecem novas experiências de sabor em várias aplicações e podem ser usados para reduzir o teor de açúcar”.
Devido ao alto teor de açúcar nos néctares e refrescos, eles costumam ser criticados. “Desenvolver conceitos
modernos e inovadores de sucos que atendam às demandas de consumidores modernos e preocupados com a saúde é muito ambicioso. Conceitos que são positivos para rótulos limpos e com um bom perfil nutricional são
particularmente procurados aqui ”, afirma.