Juice Market – A safra de inverno de abacaxi na Tailândia está lentamente começando a avançar com algumas fábricas de processamento já produzindo. As condições de cultivo são favoráveis ​​e a produção para o ano de 2021 ainda está na meta de 1,0 a 1,1 milhão de toneladas. Embora isso seja melhor do que no ano passado, apenas alguns anos atrás a indústria tailandesa estava produzindo 2,0 a 2,2 milhões de toneladas.

Os produtores estão sendo cautelosos quanto ao aumento de estoques até que possam avaliar a demanda. Embora o fornecimento global seja limitado no médio prazo, há preocupações de que as taxas de envio extremamente altas resultem em uma certa relutância dos compradores em fechar contratos.

Também há um problema com uma terceira onda de Covid na Tailândia e há bloqueios generalizados, o que poderia impactar a força de trabalho.

Os processadores de abacaxi no Vietnã também estão tendo problemas com bloqueios relacionados à Covid e algumas das fábricas que estão abertas foram informadas de que podem ter apenas 25% da equipe trabalhando – essas fábricas nem mesmo tiveram nenhum caso confirmado da doença.

Com o aumento da safra de inverno na Tailândia e no Vietnã, a falta de mão de obra pode se tornar um problema, dizem analistas.