IHS Markit – Os estoques de maçã em armazéns frigoríficos poloneses totalizaram 133.000 toneladas em 1º de julho, um aumento de mais de 1.100% em relação às 11.000 toneladas armazenadas um ano antes, anunciou a World Apple and Pear Association (Wapa).

O inventário geral de maçãs em 13 países europeus (11 UE, Suíça e Reino Unido), ao mesmo tempo, atingiu 456.201 toneladas em 1º de julho, ou 34,3% a mais que no ano anterior. Apenas a Itália tinha mais maçãs em suas reservas do que a Polônia, ou 143.461 toneladas, uma alta de 23,4% em relação ao ano anterior.

O estoque de maçã polonesa consistia principalmente em 50.000 toneladas de Idared, 25.000 toneladas de Golden Delicious e 15.000 toneladas de Red Jonaprince em 1 de julho. A Wapa observou, entretanto, “que cerca de 30% das maçãs boas, principalmente Gloster e Idared, foram enviadas para a indústria diretamente do armazenamento a frio”.

Separadamente, a União Nacional Polonesa da Associação de Produtores de Suco (Kups) propôs recentemente o estabelecimento de novos pomares de maçã plantados com variedades especialmente adequadas para o processamento de suco de maçã.

A criação dos chamados pomares de suco é “um projeto muito racional”, disse Julian Pawlak, presidente da Kups. “A Polônia é uma potência na produção de maçã. Produzimos em média 3,5 milhões de toneladas de maçãs por ano, embora haja anos em que esse número se aproxime de 5 milhões de toneladas. A produção é focada no mercado de mesa e não há pomares que produzam maçãs apenas para a indústria de processamento, para suco ”, disse Pawlak ao portal de notícias polonês Sadyogrody.

Os principais benefícios da produção de maçã direcionada para a indústria seriam os custos mais baixos do suco de maçã. “Produzimos cada vez mais maçãs e não temos condições de colocar todas as frutas no mercado in natura, nem no mercado interno, nem no mercado externo. As exportações atingem cerca de 1 milhão de toneladas e o consumo na Polônia chega a 400.000 toneladas. A outra parte vai para as empresas de processamento que produzem suco de maçã concentrado e sucos NFC ”, disse Pawlak.