[Fundecitrus] – A luta contra o greening exige atenção redobrada no controle do psilídeo nos pomares. E um dos cuidados indispensáveis para combater de forma eficiente o avanço da doença é rotacionar adequadamente os inseticidas com diferentes modos de ação. Quando isso não ocorre, o risco de resistência aumenta, ampliando os prejuízos e reduzindo a disponibilida­de de produtos para o controle das pragas dos citros.

E como não há um fluxo grande e constante de novos produtos químicos sendo desenvolvidos, evitar a resistência é essencial. Portanto, a recomendação é que sejam intercalados inseticidas com, no mínimo, três diferentes modos de ação na estratégia de rotação – e caso o citricultor utilize produtos con­tendo mistura de ingredientes ativos, a aplicação seguinte deve ser com um produto que apre­sente modo de ação distinto dos demais que compõem a mistura comercial anteriormen­te utilizada.

Para entender mais sobre a importância da rotação, leia a matéria completa sobre o tema na edição Nº 57 da Revista Citricultor: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/revista_detalhes/revista-citricultor—edicao-57/76.