Fresh Plaza – A safra de limão em Tucumán, o mais importante produtor desta fruta cítrica na Argentina, está progredindo com dificuldades. As instáveis ​​condições climáticas durante o desenvolvimento da fruta, as greves, a crescente competição com a África do Sul e as duras condições impostas às exportações para a Europa são alguns dos principais obstáculos enfrentados pelos limões argentinos.

“A safra tem sido bastante complicada por questões climáticas, logísticas e sindicais. Tivemos algumas grandes greves na semana passada que desaceleraram os processos de produção e exportação”, disse Francisco Rotella, diretor comercial da Citrusvil. “Ao mesmo tempo, as frutas da África do Sul estão pressionando os mercados fora da União Europeia, e a Argentina tende a lutar contra a falta de competitividade em termos de custos. Todos esses fatores estão afetando o desenvolvimento da safra.”

O clima tem sido um dos fatores decisivos, já que a falta de chuvas nas fases de frutificação e crescimento tem prejudicado a produção, reduzindo as previsões de safra na província. “Até novembro de 2020, a forte seca que nossa província estava sofrendo nos fazia pensar que veríamos uma queda significativa na produção. Mas a partir do verão, de dezembro de 2020 a abril deste ano, as chuvas foram mais regulares, que permitiram a recuperação das plantas. No entanto, esta situação provocou um distúrbio fisiológico nas plantas, com situações diferentes observadas no momento em que foi feita a estimativa. Além disso, poderíamos dizer que há um quadro mais otimista agora do que em novembro e dezembro”, diz Francisco.

Leia mais no site da Fresh Plaza