PortNews – Proposta pretende baixar classificação de saúde do suco de laranja, equiparando a bebida com refrigerantes diet

Um debate sobre a reclassificação do nível de saudabilidade tem preocupado o setor citrícola na Austrália. Naquele país, uma política de regulamentação de alimentos determina uma classificação de 1 a 5 estrelas para cada tipo de alimento, de acordo com seu nível de benefícios ou riscos para a saúde dos consumidores. O suco de laranja 100% sem adição de açúcar sempre foi classificado como um produto 5 estrelas. Contudo, uma proposta pode baixar a classificação do suco para 2,5 estrelas, a mesma de refrigerantes diet.

A ideia tem causado forte reação nos setores produtivos do país. O ministro da Agricultura da Austrália, David Littleproud, declarou que apoia a manutenção da classificação de 5 estrelas para o suco fresco, sem adição de açúcar e que a posição atual ocupada pela bebida reconhecia os benefícios do suco de frutas e alinhava-se às Diretrizes Dietéticas da Austrália: “Estou preocupado que a decisão do Fórum Ministerial possa resultar em uma classificação inferior de saúde para o suco. O suco oferece muitos benefícios à saúde como uma fruta minimamente processada e deve ser julgado em mais do que apenas no seu teor de açúcar “.

O CEO da Citrus Australia, associação que representa a indústria citrícola australiana, Nathan Hancock, agradeceu o apoio do ministro. “É importante ressaltar que manter a classificação de 5 estrelas garante consistência com as Diretrizes Dietéticas da Austrália (ADG), que colocam suco fresco na categoria ‘coma mais’ ‘”, disse Hancock, que reforçou a defesa do produto. “Existem no ADG subsídios para a substituição de suco de frutas por toda uma fruta da dieta. A vitamina C contribui para a defesa imunológica, particularmente importante no inverno, e um copo de 125 ml de suco de laranja fresco contém metade da ingestão diária recomendada. de vitamina C. “

O Fórum Ministerial da Austrália e da Nova Zelândia sobre regulamentação de alimentos deve ser reunir nos próximos dias para discutira as mudanças nas diretrizes de classificação por estrelas da saúde.