A Comissão Europeia decidiu permitir o retorno das importações de laranjas e limões da Argentina pela União Europeia. Os embarques das frutas argentinas para o bloco estavam suspensas desde agosto do ano passado, por conta do registro de vários carregamentos com a doença da pinta preta.

A proibição será substituída por uma série de controles baseados em risco que devem ser avaliados, já que a Argentina ainda não implementou totalmente medidas para fortalecer seu sistema de certificação de exportação de citros. O novo protocolo inclui a inspecção na origem e aumenta o número de inspecções desde o terreno até à entrada no território da UE .

Para a La Unió, uma das principais associações de produtores da Espanha e da Europa, as medidas são insuficientes. A entidade está exigindo que o bloco tenha maiores garantias do controe sanitário argentino. De acordo com comunicado, a associação solicitará  novo fechamento das importações caso cinco ou mais carregamentos de cítricos argentinos sejam interceptados com pragas em um mês. Eles tambpem querem que seja exigido que essas importações passassem por tratamento a frio em trânsito, aumento das fiscalizações para que passassem dos atuais 1% a 5% nos lotes antes de saírem da Argentina e homogeneização dos critérios de fiscalização nos diversos portos europeus. .