Um estudo sobre frutas cítricas identificou oito novos adoçantes, ou compostos adoçantes, por meio de uma estratégia de triagem em 11 culturas cítricas. Além de procurar adoçantes reais em frutas cítricas, os pesquisadores também rastrearam intensificadores de doçura capazes de reduzir significativamente os níveis de açúcar necessários para atingir o mesmo nível de doçura. Até o momento, apenas seis adoçantes sintéticos e dois naturais foram criados, aprovados pelo FDA e colocados em uso pela indústria alimentícia.

A nova pesquisa foi publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry e abre as portas para o desenvolvimento de um substituto natural do açúcar sem calorias e que possui o mesmo sabor doce. O professo da Universidade da Flórida, Dr. Yu Wang, foi responsável pelo supervisionamento da pesquisa. “Conseguimos identificar uma fonte natural de oxima V, um adoçante artificial que nunca havia sido identificado de nenhuma fonte natural antes”, disse Wang.

De acordo com ele a oxima V era anteriormente conhecida apenas como um composto sintético e essa descoberta “cria oportunidades para os produtores de citrus e para a seleção de cultivares para obter altos rendimentos de compostos adoçantes”. Wang afirma que com a alta demanda por uma alimentação saudável, é necessário e importante explorar os adoçantes naturais utilizados nos alimentos, melhorando a palatabilidade, mas minimizam as calorias. “Os cítricos são considerados uma boa fonte potencial de adoçantes não calóricos, mas até o momento, apenas um modulador de doçura foi encontrado nesta cultura de frutas mais comum”, afirmou Wang.