COMUNICADO AO MERCADO
São Paulo, 26 de fevereiro: Levantamento realizado por meio de auditorias independentes junto a cada uma das empresas associadas à CitrusBR e, posteriormente consolidado sigilosamente por auditoria externa, analisou os seguintes itens:
  1. PRODUÇÃO TOTAL DE LARANJA NO CINTURÃO CITRÍCOLA DE SÃO PAULO E TRIÂNGULO MINEIRO EPROCESSAMENTO TOTAL DE LARANJA NA SAFRA 2018/19:

A compilação mostrou que o processamento total de laranja no Cinturão Citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro na safra 2018/19 é estimado em 236,7 milhões de caixas de laranjas de 40,8 quilos. Desse volume, 214.086.944 caixas correspondem às empresas associadas à CitrusBR e 22.583.333 caixas a empresas não associadas.

Em 11 de fevereiro de 2019, o Fundecitrus anunciou a terceira reestimativa da safra 2018/19 com o total de 284,88 milhões de caixas produzidas no cinturão citrícola de São Paulo e Minas Gerais. Dessa forma, ao se descontar o total de caixas produzidas do total processado por indústrias associadas e não associadas à CitrusBR é possível estimar o mercado interno de fruta in natura em cerca de 50 milhões de caixas de 40,8 quilos.

1. RENDIMENTO INDUSTRIAL DE SUCO DE LARANJA NA FRUTA, NA SAFRA 2018/19:

O rendimento industrial final para empresas associadas à CitrusBR é estimado em 269,44 caixas de 40,8 quilos para a produção de uma tonelada de FCOJ Equivalente. Para empesas não associadas, estima-se um rendimento industrial de 284,83 caixas de laranja de 40,8 quilos para a produção de uma tonelada de FCOJ equivalente. Dessa forma, para a safra 2018/19 é possível estimar um rendimento industrial médio de 270,83 caixas de 40,8 quilos para a produção de uma tonelada de FCOJ equivalente para safra 2018/19.

O gráfico abaixo mostra os dados do rendimento industrial médio de empresas associadas e não associadas à citrusBR
  1. PRODUÇÃO TOTAL DE SUCO DE LARANJA NO CINTURÃO CITRÍCOLA DE SÃO PAULO E TRIÂNGULOMINEIRO NA SAFRA 2018/19:

Considerando os dados acima expostos, é possível estimar a produção total de suco de laranja nasafra 2018/19 em 873.849 toneladas de FCOJ 66 Brix Equivalente. Desse volume total estima-se que794.562 toneladas foram produzidas por empresas associadas a CitrusBR e outras 79.287 toneladas por empresas não associadas. O número representa uma redução de 8,9% ou 85 mil toneladas emrelação à estimativa de agosto de 2018, redução esta causada em razão do rendimento que severificou mais alto do que o inicialmente estimado e também em razão da diminuição do volumede frutas disponíveis, conforme atualizações publicadas pela Fundecitrus. Piora no rendimento desuco na fruta em 4.65%, saltando de 258,7 para 270,8 caixas por tonelada de FCOJ 66 BrixEquivalente.

1. ESTOQUES GLOBAIS DE SUCO DE LARANJA DOS MEMBROS DA CITRUSBR AUDITADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2018:

A compilação ainda apurou que os estoques globais de suco de laranja brasileiro, convertidos em Suco de Laranja Concentrado e Congelado equivalente a 66° Brix (FCOJ Equivalente), na posse das suas associadas, em 31 de dezembro de 2018, eram de 601.939 toneladas. Esse volume indica uma redução de 101.042 toneladas ou 14,37% em relação às 702.981 toneladas existentes na mesma data do ano anterior.

1. ESTOQUES GLOBAIS DE SUCO DE LARANJA DOS MEMBROS DA CITRUSBR PROJETADOS PARA 30 DE JUNHO DE 2019:

O mesmo levantamento indica que os estoques globais de FCOJ Equivalente em posse das associadas da CitrusBR está projetado em 200.567 toneladas para a data de 30 de junho de 2019. Se confirmada, essa projeção representará uma redução de 142.400 toneladas em relação às 342.967 toneladas existentes em poder das empresas associadas à CitrusBR em 30 de junho de 2018.

São Paulo, 26 de fevereiro de 2019
Diretor-executivo