ESTUDO PEGADA DE CARBONO
A CitrusBR apoia a divulgação de informações referentes a indicadores de sustentabilidade e trabalha sempre com foco em soluções que incluam todos os elos envolvidos nas diferentes etapas da cadeia de produção do suco de laranja. Dessa forma, o estudo da pegada de carbono do suco de laranja produzido e exportado pelas associadas da CitrusBR representa uma iniciativa pioneira na indústria brasileira e, após 4 anos, é um dos poucos estudos a longo prazo sobre este tópico no setor citrícola mundial.
O projeto de avaliação das emissões de gases de efeito estufa e cálculo da pegada de carbono nasceu de uma demanda da Associação Europeia de Sucos de Frutas (AIJN, na sigla em inglês). No ano de 2010, as empresas associadas à CitrusBR (Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus) trabalharam com a consultoria especializada DeltaCO2 – Sustentabilidade Ambiental para o cálculo da pegada de carbono do suco de laranja produzido no ano de 2009.
O pioneirismo do estudo no Brasil e a busca da CitrusBR por uma melhor compreensão dos aspectos relacionados à sustentabilidade da produção do suco de laranja produzido e exportado pelo país, fez com que o estudo fosse realizado anualmente, com os últimos resultados referentes ao ano de 2012. Durante o processo, os resultados foram reportados anualmente a AIJN e continuamente avaliados pela CitrusBR.
Por se tratar de um produto de origem agrícola, as emissões de GEE do suco de laranja devem ser avaliadas por um período mínimo de três anos, de forma a neutralizar variações relacionadas ao clima e condições de mercado. Sendo assim, a CitrusBR chegou ao ano de 2013 com um dos estudos mais completos relacionados as emissões de GEE na produção de suco de laranja no Brasil.
Clique para ter acesso ao estudo.