Citrus Industry – Nabil Killiny, professor associado de patologia vegetal do Instituto de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade da Flórida, estuda a relação entre a bactéria que causa o greening (Candidatus Liberibacter asiaticus) e seu vetor, o psilídeo cítrico asiático (ACP). Globalmente, patógenos vetores transmitidos por insetos são responsáveis por mais de 700 doenças de plantas. O greening ocupa o primeiro lugar entre aqueles em termos de prevalência e importância econômica.
O patógeno aumenta as taxas de fertilidade e atividade alimentar de psilídeos cítricos asiáticos. Recentemente, Killiny organizou um webinar sobre esse relacionamento que ilustrou como o patógeno greening e o ACP “são feitos um para o outro”. Seu trabalho se concentrou em uma síntese abrangente da pesquisa global que foi feita sobre essa relação praga/vetor, E o motivo da doença ter se espalhado com tanto sucesso pelos bosques da Flórida.
Killiny observou que esta compilação abrangente de estudos sobre a interação do ACP com o patógeno HLB pode levar a uma melhor compreensão da propagação da doença nos bosques da Flórida e, finalmente, melhorar as medidas para controlar o ACP. Essas medidas podem incluir interferência de RNA para derrubar genes que codificam proteínas e psilídeos que interagem com a bactéria HLB para bloquear a transmissão da doença.
Leia mais em Citrus Industry