CitrusBR – 25/10/2017 – Medida passará a valer a partir de abril de 2018
O governo irlandês anunciou um novo imposto para sobretaxar bebidas que contenham açúcar adicionado em suas composições. A medida prevê um imposto de 30 centavos por litro em bebidas que contenham mais do que 8 gramas de açúcar a cada 100 mililitros. Já as bebidas que tiverem entre 5 e 8 gramas de açúcar por 100 mililitros pagarão uma taxa de 20 centavos por litro. A lei entrará em vigor a partir de abril de 2018.
Os sucos de frutas 100% não serão afetados pela nova regra, já que não possuem nenhum açúcar adicionado em sua composição, mas sim o açúcar natural da fruta. “Sucos puros de frutas que não contêm açúcar adicionado não são objeto da taxa, devido ao valor nutricional, vitaminas e fibras que fornecem”, diz a nota oficial do Departamento de Finanças do Governo Irlandês.
Com a nova medida, o governo espera inibir, por meio de barreiras financeiras, o consumo de bebidas artificialmente adoçadas e com isso frear o aumento da obesidade no pais. “Espera-se que a introdução de uma barreira financeira para as bebidas açucaradas resultará em um consumo reduzido, incentivando os indivíduos a optar por bebidas mais saudáveis em conjunto com a motivação para a indústria reformular seus produtos, reduzindo o teor de açúcar adicionado e entregando produtos mais saudáveis”, diz o comunicado.