FreshPlaza 23/01/2018 – Subsídio foi concedido pelo governo para a Univerisdade da Flórida por meio do USDA e deve contemplar três linhas principais de trabalho
Os pesquisadores da Universidade da Flórida receberam um subsídio de US$ 10 milhões para a concessão de bolsas de pesquisa para estudos sobre o greening. O valor será repassado pelo Instituto Nacional de Agricultura e Alimentação, órgão ligado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). As bolsas vão para o Centro de Pesquisa e Educação de Citrus do instituto em Lake Alfred e o principal campus universitário de Gainesville.
Uma das pesquisas é voltada à edição genética para produzir árvores e frutas resistentes à doença, coordenada pelo professor de microbiologia e ciência celular Nian Wang, que vai receber US$ 3,6 milhões. Outros US $ 2,95 milhões irão para a pesquisa do professor associado de microbiologia e ciência celular Zhonglin Mou, cujo trabalho visa o sistema imunológico de citros para combater o HLB. E por fim, US $ 3,5 milhões para Arnold Schumann, professor de ciência do solo e da água, que está trabalhando em telas para proteger as árvores do psílio citrino asiático, que dissemina a doença.
“À medida que nos aproximamos de ter essa situação (HLB) na mão, esses subsídios recebidos do USDA são fundamentais para completar a pesquisa em andamento que mostra a maior promessa de vencer a luta contra o HLB” afirmou o diretor do Centro de Pesquisa e Educação do Citrus, Michael Rogers.