Fresh Plaza – 18/07/2018 – Safra atual faz produtores superarem as previsões de produção
De acordo com os dados publicados pelo Conselho de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural da Espanha, o volume de produção de Córdoba chegou a 6,7 milhões de caixas de citros neste ano, 1,3% a mais que na temporada passada. Para os produtores e comerciantes da província de Córdoba, a estação cítrica tem sido boa, tanto em termos de produção quanto de qualidade. Segundo os citricultores da região de Vega del Guadalquivir, as previsões iniciais foram totalmente superadas.
O número se destaca por superar as estimativas feitas pela administração regional antes do início da safra, quando a previsão era que o volume chegaria a 6,1 milhões de caixas. Isso representaria um declínio de 8% em comparação a temporada de 2016/17. O setor de laranja doce é o mais relevante, atingindo uma produção total de 6,5 milhões de caixas, muito à frente das 164,8 milhões de caixas de mandarinas e de 59,8 milhões de caixas de toranja.
Queda de preço devido à concorrência
Para o Governo e os produtores de Andaluzia, este aumento no volume de frutas cítricas colhidas é devido ao fato de que as chuvas na primavera contribuíram para o desenvolvimento da fruta na árvore.
Segundo o presidente da Associação Citrícola de Palma Naranja, Antônio Carmona, a safra não havia terminado completamente na área, nos últimos dias ainda havia fazendas colhendo frutas e armazéns armazenando diversas laranjas, “então vamos continuar trabalhando para algumas semanas, o que é bastante incomum”.
Porém, o líder empresarial diz que as chuvas também tiveram impacto negativo no setor, uma vez que interromperam a colheita, o que ocasionou a entrada de laranjas de outras origens, saturando assim o mercado.
Como resultado, os preços despencaram 25% em relação ao ano passado, “embora o que mais nos preocupa é o fato de que a demanda por nosso produto tem sido quase inexistente por dois meses devido à chegada de frutas de países concorrentes”.