IEG Vu – 06/08/2018 – Apesar de quedas registradas no consumo de sucos e néctares em 2017, refrigerados e sucos NFC estão se mantendo em alta

Segundo o relatório da Associação Europeia de Sucos de Frutas (AIJN), o consumo de suco de frutas e néctares da União Europeia caiu cerca de 1,1% em 2017, passando de 9,289 bilhões de litros em 2016 para 9,187 bilhões de litros em 2017. No ano de 2013 o consumo de suco da UE era superior a 10 bilhões de litros. 
Embora o consumo geral de sucos e néctares tenha caído em 2017, os setores de refrigerados e de suco não concentrado (NFC) estão indo bem. Parte dos mercados da União Europeia registraram aumentos, com o suco refrigerado registrando um ganho total de 3,6%, tendo participações em quase um quarto dos volumes de sucos de frutas da UE. O suco de NFC também registrou um nível de crescimento similar, e agora representa mais de um terço do consumo de suco de fruta da União Europeia em 2017.
Para a Associação Europeia de Sucos de Frutas (AIJN), “Muitos consumidores estão aparentemente cada vez mais dispostos a pagar preços mais altos por sucos e smoothies de frutas”.
Porém, o comportamento do consumidor em alimentos e bebidas orgânicas “continua difícil de prever”, acrescenta a AIJN. Os néctares sofreram uma queda mais acentuada do que os sucos de frutas, afetados não pela ação contraria ao açúcar, mas pela competição da água com sabor que no caso é percebida sendo mais saudável e, também no segmento de suco refrigerado. A laranja continua sendo o sabor mais popular, mas espera-se que os sucos de sabores misturados aumentem, assim como as misturas de frutas e vegetais.
Os mercados do leste europeu devem aumentar a demanda, impulsionados pela crescente valorização dos benefícios do consumo de suco de frutas.