Fundecitrus – 22/01/2019 – Entidade identificou tendência no aumento da população de greening nas principais regiões produtoras de laranja do estado de São Paulo
O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) alerta sobre a necessidade do controle conjunto do inseto transmissor do greening (huanglongbing/HLB). O manejo contra umas das principais pragas da citricultura deverá ser feito de 21 a 28 de janeiro.
O greening é uma doença que atinge plantas de citros e reduz rapidamente sua produtividade, a contaminação acontece através do inseto psilídeo, e uma vez que a planta é contaminada ela não pode ser curada.
O sistema do Fundecitrus identificou tendência de aumento na população do inseto nas principais regiões produtoras do estado de São Paulo. Entra elas Araraquara, Avaré, Bebedouro, Casa Branca, Frutal, Itapetininga, Limeira, Lins, Novo Horizonte, São José do Rio Preto e Santa Cruz do Rio Pardo.
“O sucesso do controle do greening não depende apenas das ações realizadas dentro das propriedades, mas também do manejo regional da doença que consiste em combatê-la em grandes áreas por vários produtores de uma região ao mesmo tempo”, afirma o Fundecitrus.