Um estudo publicado pela revista cientifica americana, BMC Nutrition, aponta que o consumo de suco de fruta 100% por crianças em idade pré-escolar está associado a efeitos benéficos na ingestão de frutas inteiras e na qualidade da dieta, sem afetar negativamente o IMC durante a infância e a adolescência intermediária.
Para o estudo, foram coletados dados de 100 crianças matriculadas no Framingham Children Study, com idade entre 3 e 6 anos. As crianças foram monitoradas por 10 anos e os dados dietéticos foram coletados anualmente usando vários conjuntos de registros de dieta de três dias. A conformidade com as recomendações alimentares foi estimada com base nas Diretrizes Dietéticas de 2015-2020 para os americanos e a qualidade da dieta foi medida usando o Índice de Alimentação Saudável (IES) associado.
A pesquisa aponta que a dieta da primeira infância desempenha um papel crucial no estabelecimento de padrões alimentares ao longo da vida e os resultados do estudo demonstram que o consumo precoce de suco é um determinante importante da ingestão geral de frutas e da melhor qualidade da dieta nos últimos anos da infância, sem afetar adversamente o balanço energético. Os pesquisadores afirmam que a pesquisa fornece novas evidências importantes que devem ser consideradas no desenvolvimento de futuras diretrizes sobre o consumo de suco de frutas na primeira infância.