Fresh Plaza – 05/08/2019 – As frutas mais afetadas são as mandarinas. Já as laranjas, limões e toranjas poderão exceder 20% da colheita
O relatório divulgado pela Associação Valenciana de Produtores Agrícolas (AVA-ASAJA) da Espanha, mostra que na próxima safra, a colheita de frutas cítricas na região de Valência sofrerá um recuo de 20% a 30% em comparação a safra anterior.
As frutas mais afetadas na redução da colheita são as mandarinas, com uma queda estimada em 30%, enquanto as laranjas, limões e toranjas poderão exceder exatamente 20% da colheita. Umas das principais causas dessa redução é a alternância natural que caracteriza as campanhas cítricas, ou seja, depois de uma temporada com alta produção, como no caso da anterior, ocorre um período de recuo. O mais notável é a queda de 25% a 30% esperada para as variedades de laranja satsuma e clementina.
Segundo a AVA-ASAJA, “os preços devem melhorar razoavelmente na próxima campanha cítrica em comparação ao ano anterior. No entanto, mesmo que os preços sejam mais altos, eles não compensarão o declínio geral do rendimento dos produtores de Valência, causado pela queda acentuada no volume de produção”.