IHS Markit – A Unesda Soft Drinks Europe, uma associação das indústrias produtoras de refrigerantes e de bebidas não-alcoólicas da Europa, divulgou um novo comprometimento do setor para reduzir o teor de açúcar adicionado às bebidas. O objetivo é promover estilos de vida mais saudáveis e seguir as metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) na área de sustentabilidade.

A média de açúcar acrescentado às bebidas deve cair mais 10% em relação à meta estipulada para o período de 2019 a 2025. Essa nova meta vai representar uma redução total de 33% na média de açúcares adicionados nas bebidas nas últimas duas décadas. O novo compromisso inclui todas as categorias de refrigerantes: bebidas não gaseificadas, bebidas de frutas, carbonatos, bebidas energéticas, bebidas esportivas, diluíveis, chás gelados, cafés e águas aromatizadas.

“Esta redução adicional de 10% nos açúcares adicionados sublinha a proatividade coletiva do nosso setor e a determinação em contribuir para dietas mais saudáveis e equilibradas na Europa. Continuaremos a trazer inovação e escolha aos consumidores à medida que implementamos essa promessa “, diz Ian Ellington, presidente da Unesda e vice-presidente sênior da PepsiCo Europa.

De acordo com a Unesda, a indústria de refrigerantes realizará esse novo compromisso por meio de uma ampla gama de ações, incluindo a mudança de receitas para reduzir os açúcares em suas bebidas, buscando manter o seu sabor. Além disso, continuará a inovar para desenvolver novos produtos sem ou de baixa caloria com diferentes níveis de açúcar e aumentará a disponibilidade e variedade de embalagens pequenas para apoiar o controle de porções e permitir o consumo moderado.