Citrus Industry – Pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias e Alimentares da Universidade da Flórida (UF/IFAS), nos Estados Unidos, estão usando inteligência artificial (IA) para ajudar os produtores de citros a prever melhor sua produção sazonal.
Um estudo preliminar mostrou que a tecnologia IA prevê rendimentos com 98% de precisão. “Isso é muito melhor do que a precisão de 75% a 85% que os produtores obtêm quando contam as árvores manualmente”, diz Yiannis Ampatzidis, professor associado de engenharia agrícola e biológica da UF/IFAS.
“As previsões de produção de cítricos fornecem aos produtores, embaladores e outros distribuidores informações antes que os agricultores colham as frutas”, diz Ampatzidis, membro do corpo docente do Centro de Pesquisa e Educação do Sudoeste da Flórida. “Essas previsões ajudam os produtores a saberem quais recursos, como trabalhadores, armazenamento e transporte, serão necessários para a colheita.”
Em um estudo preliminar apresentado à Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos, pesquisadores da UF/IFAS mostraram como eles usaram a tecnologia de IA para gerar dois modelos de previsão de produção de citros. Até agora, os cientistas preferem um desses modelos, que eles testaram durante a safra de citros de 2019-2020. O modelo combina dados de veículos aéreos não tripulados (também conhecidos como UAVs ou drones) com dados terrestres coletados manualmente.
Leia mais em Citrus Industry