Fresh Plaza – É muito possível que a China proíba a importação de laranjas de Taiwan após a recente proibição da importação de maçãs do país asiático. Pequim afirmou que a proibição das maçãs foi anunciada devido a infestações de cochonilhas nos carregamentos de maçãs em “várias ocasiões” este ano. Legisladores taiwaneses negam e estão se opondo à medida chinesa, pedindo às autoridades do país que tomem medidas contra essas decisões.

Eles acreditam que o governo deve preparar planos de contingência para um possível banimento chinês das laranjas. Lai Hui-yuan, legislador do Partido Democrático Progressivo (DPP) de Taiwan, disse que o Conselho de Agricultura e o prefeito de Tainan, Huang Wei-che, devem começar a planejar uma resposta a tal proibição e não esperar até que uma já tenha acontecido, de acordo com o jornal Taipei Times.

A região de Tainan, em Taiwan, é a maior região produtora de laranja do país, com 1.764 hectares nos distritos de Dongshan, Baihe e Lioujia, produzindo 1,4 milhão de caixas de 40,8 kg da fruta por ano. Lai acredita que tais ações de Pequim prejudicariam ainda mais os produtores do país, que já estão sofrendo com a escassez de água este ano. A China responde por 95% das exportações de laranja de Tainan.

Leia mais em Fresh Plaza