São Paulo, Dezembro de 2015
A quem possa interessar:
O comitê técnico da CitrusBR informa que conforme relatado em statement publicado pela associação em Julho de 2015, no início da safra de laranja 2015/2016 no Brasil, resultados de Brix mais baixos que o normal continuam a ser obtidos.
Conforme explicado pelo Fundecitrus (1) em sua última divulgação de atualização de estimativa de safra em 10 de Dezembro de 2015, o tamanho da fruta apresenta-se maior que o esperado devido a níveis mais altos de chuva observados. De acordo com o press release da entidade (2), o nível acumulado de chuva em 2015 no cinturão citrícola – considerando o esperado para Dezembro – é 212 mm mais alto que a média histórica registrada entre 2010 e 2014, representando aumento de 38%.
O perfil atual da safra é resultado de níveis mais elevados de chuva – especialmente em função do EL NIÑO – combinados com condições climáticas severas no período de Outubro-Dezembro de 2014, quando clima seco e altas temperaturas foram observadas no estado de São Paulo, gerando múltiplas floradas nas árvores e prejudicando o desenvolvimento uniforme das frutas.
Os membros da CitrusBR reafirmam seu compromisso de entregar produtos de alta qualidade e informam que todos os esforços estão sendo realizados para manter o brix corrigido do NFC dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Code of Practice da Associação Europeia de Sucos de Fruta (AIJN, na sigla em francês). Entretanto, considerando o cenário atípico com a ocorrência de múltiplas floradas e consequentemente a extensão do período de processamento até Dezembro e Janeiro, valores mais próximos do mínimo de 10,0 Brix devem ser esperados.
Oséia Pereira Filho
CitrusBR Technical Committee Chairman
Representing: Citrosuco, Cutrale and Louis Dreyfus Commodities
(1) Fund for Citrus Plant Protection