Neste ano, a produção da Tailândia de abacaxi, combinando as safras de verão e inverno, deve chegar a 1,3 milhão de toneladas. De acordo com o relatório da IHS Markit, analistas afirmaram que em 2023 é possível que a marca de 1,5 milhão de toneladas seja atingida.

A safra de abacaxi de inverno de 2022 na Tailândia continua progredindo bem e o período de pico de produção ocorreu agora durante o mês de novembro. As condições de cultivo e colheita são úmidas no norte e nordeste da Tailândia, o que não é um bom indicativo, mas são boas no sul, onde grande parte do abacaxi é cultivado.

As proporções de suco estão menores do que o esperado e dependendo do que for ofertado pelos produtores em suas entregas, no momento, os processadores não poderão ser muito exigentes em termos de qualidade da fruta.

Segundo informações, não há estoques na Tailândia e tudo o que é produzido é enviado para pedidos. Em geral, os bancos na Tailândia estão relutantes em financiar estoques de concentrado de suco de abacaxi devido à volatilidade histórica dos preços. A safra de inverno na Tailândia terminará em dezembro e a principal safra de verão ocorrerá em abril de 2023.