Espanha deve ter safra menor de limão
Freshplaza - 20/07/2016 - A associação estima queda na colheita espanhola em pelo menos 30%.
A safra de limão espanhol tem previsão de colheita de 802.000 toneladas, o que é 30% menor do que os números de produção de dois anos atrás. A plantação chegou a render 1.154,000 toneladas e mostrou o potencial produtivo de árvores que a Espanha possui com quase 10 milhões de pés de limão plantado. Como a Associação Interprofissional de Limão e Pomelo, previu anteriormente, a queda no rendimento da colheita foi devido as condições meteorológicas adversas ao longo de 2015.
Em termos gerais, a Ailimpo ressalta que "a campanha que estamos fechando pode ser vista como uma anomalia e excepcional em termos de volume. Além disso, a safra encerrou mais cedo do que o esperado em junho, embora os limões espanhóis estarão presentes normalmente no mercado até o final de julho ".
A desaceleração na colheita do limão resultou em uma redução da oferta no mercado de exportação, que encolheu 21% em volume com 530.000 toneladas, no entanto, ressaltando que segundo afirmou a associação, "os esforços comerciais focados em mercados da UE para o setor seguem uma política de priorização de serviços e de fornecimento de clientes já consolidados".
Por outro lado, apesar do menor volume, a comercialização das exportações de limão fresco para outros países aumentou 15%, atingindo € 640 milhões. A Alemanha foi mais uma vez o principal destino para o produto espanhol, seguidos por França, Reino Unido, Itália e Polônia.
A safra menor resultou em 50% menos exportações para os mercados não comunitários, a associação ainda assim afirma, "as atividades de negócios foram mantidas com 48 países fora da UE, embora em volumes inferiores, isso demonstra a dinâmica do setor comercial e a tendência para a diversificação de destinos dos limões espanhóis".
A este respeito, os principais países não membros da UE dos quais os limões espanhóis estão incluídos são: Suíça, Canadá, Estados Unidos, Emirados Árabes, Brasil, entre outros.
Há também uma tendência positiva de crescente destaque no mercado nacional que é marcada pelo aumento de 10% no consumo. A Ailimpo acredita ser pela grande procura por parte dos consumidores mais jovens já que procuram por um estilo de vida mais saudável.
A atividade de processamento em sucos, óleos essenciais e outros produtos foram muito limitadas nesse ano devido a colheita ser menor e a procura ser maior para o mercado de limões frescos. Mesmo assim, ainda não chegou a 100.000 toneladas, o que representa 13% da produção total de limão, embora a participação na indústria é em média de 25%.
Limões espanhol em todo o mundo
Esses dados também revelam que a Espanha continua a ser o segundo maior produtor mundial de limão, atrás da Argentina e ainda é o termômetro mundial em exportações de limão fresco em todo o mundo. Uma vez que 4 em cada 10 limões exportados ao redor do mundo vêm da Espanha.