Honduras certifica 8 mil mudas de citrus
Freshplaza.com - 15/04/2015 - Objetivo é inibir a proliferação de doenças como o greening
O viveiro Buena Vista, localizado em uma área que leva o mesmo nome, no topo da montanha El Merendón se tornará o segundo viveiro de citrus de Honduras a ser certificado como livre de pragas que atacam citrus. A nova certificação deverá beneficiar mais de 300 produtores da região, que adquirem mudas no local.
O viveiro certificado contém 8 mil plantas e segundo funcionários da Companhia Aguas de San Pedro (ASP), responsável pelo projeto, tem capacidade para fornecer até 40 mil plantas por ano. O objetivo da certificação dos viveiros é prevenir o aparecimento do greening, descoberto em 2009, e que vem prejudicando a produção em El Merendón.
A doença destruiu 7 mil plantas de citros em todo o país nas últimas temporadas. Os produtores em El Merendón dizem que um número significativo de árvores foi arrancado por causa da doença. Honduras tem cerca de 23 mil hectares de citros. Destes, 10% correspondem ao cultivo de limão, que é vendido no exterior a bons preços.
Claudia Enamorado, chefe do processo de controle na Aguas de San Pedro, disse que, as plantas certificadas serão entregues gratuitamente aos agricultores para que eles possam plantá-las. O objetivo da ASP é plantar um milhão de árvores nas montanhas para ajudar a conservar as nascentes de água.
A empresa espera chegar à meio milhão de mudas plantas ainda este ano. Com o projeto, a Buena Vista se tornou a primeira empresa privada a certificar suas árvores e a segunda unidade do país a obter a certificação; o primeiro foi o Centro da Costa do Atlântico (Curla) na Universidade Regional.