SUSTENTABILIDADE
compartilhar este link
Carbon Footprint


A CitrusBR apoia a comunicação transparente de informações relacionadas a indicadores de sustentabilidade, trabalhando para encontrar soluções que incluam todos os stakeholders e membros da cadeia de produção. Além disso, promove a adoção de pesquisas científicas para apoiar decisões estratégicas e enfrentar eventuais barreiras ao comércio internacional.

O estudo da pegada de carbono do suco de laranja produzido e exportado pelas associadas da CitrusBR representa uma iniciativa pioneira na indústria brasileira e, após 4 anos, é um dos poucos estudos a longo prazo no setor citrícola mundial. A CitrusBR tem o compromisso de aumentar a transparência de suas atividades, buscando melhorias constantes em termos de sustentabilidade ambiental, econômica e social.

O projeto de avaliação das emissões de gases de efeito estufa e cálculo da pegada de carbono do suco de laranja produzido e exportado pelas associadas da CitrusBR em conjunto surgiu a partir de uma demanda da AIJN (European Fruit Juice Association). No ano de 2010, as empresas associadas à CitrusBR (Cutrale, Citrosuco/Citrovita e Louis Dreyfus) trabalharam com a consultoria especializada DeltaCO2 - Sustentabilidade Ambiental para o cálculo da pegada de carbono do suco de laranja produzido no ano de 2009.

O pioneirismo do estudo no Brasil e a busca da CitrusBR por uma melhor compreensão dos aspectos relacionados à sustentabilidade da produção do suco de laranja exportado para a Europa, fez com que o estudo fosse realizado anualmente, com os últimos resultados referentes ao ano de 2012.

Durante o processo, os resultados foram reportados anualmente a AIJN e continuamente avaliados pelo Time de Sustentabilidade da CitrusBR. Por se tratar de um produto de origem agrícola, as emissões de GEE devem ser avaliadas por um período mínimo de três anos, de forma a neutralizar variações relacionadas ao clima e condições de mercado. Sendo assim, a CitrusBR chega ao ano de 2013 com um dos estudos mais completos relacionados as emissões de GEE na produção de suco de laranja no Brasil.

Veja abaixo o relatório final do estudo de pegadas de carbono da CitrusBR.

 

Download