SUSTENTABILIDADE
compartilhar este link
Posicionamento da CitrusBR sobre Sustentabilidade


A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos - CitrusBR entende o desenvolvimento sustentável conforme um conceito utilizado pela Comissão Brundtland em 1987, que formulou o que se tornou a mais utilizada definição de desenvolvimento sustentável, como "desenvolvimento que atende às necessidades presentes sem comprometer a habilidade de gerações futuras atenderem suas próprias necessidades".


O campo de desenvolvimento sustentável divide-se em três partes: ambiental, econômica e sócio-política.


Como setor industrial, os exportadores de sucos cítricos não poderiam ter uma visão diferente, e entendem que as sociedades precisam gerenciar o capital econômico, social e natural que pode ser não-renovável e cujo esgotamento pode ser irreversível.


Além desse enfoque holístico, a CitrusBR apóia uma comunicação transparente sobre dados importantes relacionados a indicadores de sustentabilidade, trabalha no sentido de encontrar soluções que incluam todos os stakeholders e promove a adoção de conhecimento científico para garantir que medidas sustentáveis não sejam utilizadas como barreiras para o comércio.


Paralelamente aos diversos projetos de suas associadas, a CitrusBR conta desde 2009 com um Subcomitê Técnico de Sustentabilidade, que se reúne periodicamente para discutir questões relacionadas a este tema.

Como membros da “Fruit Juice CSR Platform” (www.juicecsr.eu), os membros da CitrusBR apoiam os seis princípios abaixo, baseados nos Princípios FAB (Food and Agriculture Business Principles) do Pacto Global das Nações Unidas:


1.       Apontar para a segurança alimentar, saúde e nutrição

2.       Ser ambientalmente responsável – proteger e melhorar o meio ambiente

3.       Assegurar a viabilidade econômica e compartilhar valor

4.       Respeitar os direitos humanos, criar trabalho decente e ajudar as comunidades rurais a prosperar

5.       Encorajar a boa governança e a prestação de contas

6.       Promover o acesso e a transferência e conhecimentos, habilidades e tecnologia