Fundecitrus – Um novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) da cultura dos citros foi publicado no Diário Oficial da União nos dias 14 e 15 de abril. Além da aptidão climática, o zoneamento considera pela primeira vez para a cultura dos citros riscos climáticos de 20%, 30% e 40% para pomares em produção e para implantação de novas áreas.

Os resultados do estudo mostram em quais municípios é possível produzir dentro dos níveis de risco aceitos (20%, 30% e 40%). Para implantação do pomar, os resultados mostram onde e quando é possível plantar as mudas com menor risco.

O novo Zarc Citros abrange os grupos de laranja, lima, limão (lima-ácida ‘Tahiti’), tangerina e pomelo. Outra novidade é a sua ampliação para todo o território nacional contemplando frutos cítricos com diferentes ciclos produtivos – precoce, meia estação e tardio.

“Existem diferenças de duração da fase de desenvolvimento de frutos de uma mesma variedade dependendo da região analisada, principalmente pelas diferenças na temperatura do ar nesse período”, explica o engenheiro-agrônomo Maurício Coelho, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e coordenador do Zarc Citros Brasil.

Também pela primeira vez, o estudo leva em consideração riscos associados às fases de desenvolvimento de frutos, desde a floração, passando pela frutificação, até a colheita.

“A floração e o início de frutificação, por exemplo, é um período de maior sensibilidade da cultura. Temperaturas extremas, baixa umidade do ar e déficit de água no solo podem provocar queda excessiva de flores e frutos e possíveis perdas de produção, sendo elementos que devem ser considerados na avaliação de risco climático para a cultura”, observa Coelho.

A importância da ferramenta

“Consultando essa ferramenta, o produtor pode preparar melhor o manejo da cultura para melhorar a produção da planta e a produtividade. Essa plataforma leva mais segurança ao negócio agrícola nos polos citrícolas do Brasil, quantificando os riscos climáticos envolvidos na condução do pomar que podem ocasionar perdas na produção”, destaca o pesquisador José Eduardo Borges de Carvalho, moderador das reuniões de validação das regiões Norte, Nordeste e Sudeste

O coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra do Fundecitrus, Vinícius Trombin, esteve presente na reunião de validação das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. “O Zarc é válido porque reduz o risco de investir em uma cultura agrícola que pode não ser a melhor adaptada para a região”, avalia.

Os resultados do Zarc podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Embrapa Mandioca e Fruticultura