TV Globo – 05/12/2018 – Trabalho de pesquisadores da Unesp de Araraquara apontou que consumo da bebida ajudou a controlar a produção de insulina

Passando de vilão a aliado: Uma pesquisa realizada por cientistas do laboratório de Nutrição da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara, apontou que o consumo de suco de laranja pode ser um importante aliado na prevenção do diabetes. Para tanto, os pesquisadores analisaram os efeitos da bebida no organismo de pacientes. Cerca de 36 voluntários tomaram em jejum três tipos de bebidas, suco de laranja natural fresco, suco embalado e bebida adoçada artificialmente. Os resultados foram surpreendentes. Quem tomou dois tipos de suco natural teve uma concentração de açúcar no sangue 16% menor do que quem bebeu o suco artificial. 
Segundo a pesquisadora da UNESP de Araraquara, Thais Borges Cesar, “antes se falava que o suco de laranja provocava um pico de glicose muito elevado no sangue, e nós mostramos que em comparação às bebidas adoçadas e aos refrigerantes, o pico de glicemia é bem menor, e isso ajuda a proteger o pâncreas e vai prevenir o diabetes ao longo do tempo”.
Os pesquisadores constataram ainda que os benefícios da PECTINA, uma fibra solúvel presente no suco, é responsável por liberar a glicose lentamente no sangue. Com isso, o organismo produz menos insulina para processar o açúcar, o que ajuda na prevenção da diabetes. O estudo ainda mostra que de um a dois copos de suco de laranja por dia são o suficiente para uma dieta saudável.
Confira à reportagem na íntegra: https://globoplay.globo.com/v/7209971/