Austrália intensifica fiscalização de produtos que podem carregar HBL
Toda Fruta - 19/08/13 - Fiscais confiscaram produtos vindos da Índia que poderiam ter causada a inserção do greening no país
Oficiais de defesa biológica da Austrália confiscaram folhas de curry proibidas no aeroporto de Melbourne. O produto poderia ter causado a inserção de greening (HLB) no país.
Segundo o jornal The Land, a fiscalização do Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura (DAFF, em inglês) descobriu que passageiros vindos da Índia carregavam folhas e raízes de curry. O material estava infestado com ovos e casulos de Diaphorina citri, um inseto asiático exótico na Austrália.
A entidade Plant Health Australia (PHA) informou que como o inseto pode carregar o greening, o país restringiu a importação de frutas cítricas e partes da planta de curry. O CEO da PHA, Greg Fraser, disse que os agentes do DAFF salvaram a indústria de citrus e a comunidade em geral ao evitar a entrada da doença. "O greening é uma das doenças mais sérias e devastadoras da agricultura, e a Austrália não a tem", comentou.
Greening
A doença greening (HLB) foi relatada primeiramente na China. No Brasil, os primeiros sintomas foram observados em 2004, em São Paulo. Atualmente, os estados de Minas Gerais e Paraná também sofrem com a praga. Segundo o CitrusBR, até o momento não existe uma variedade comercial de copa ou porta-enxerto resistente.