LARANJA E SUCO
compartilhar este link
Produtos e Subprodutos


O consumo da laranja in natura é muito comum no Brasil, onde a fruta é abundante, porém na maioria dos outros países o que se consome é o suco de laranja - que pode ser fresco (espremido em casa, diretamente da fruta) ou industrializado.

Na indústria processadora, o suco também pode ser de dois tipos: suco concentrado congelado (FCOJ[1]), cuja água é retirada do suco natural; ou não-concentrado (NFC[2]), suco pasteurizado sem a retirada de água.

Além do suco, existem alguns componentes da laranja que, não sendo utilizados na produção, são aproveitados pela indústria como subprodutos, que também podem ser exportados.

Os principais subprodutos do processamento industrial de suco são:

a) Comminuted Citrus Base

Produto resultante da moagem da fruta inteira ou de um pouco de suco concentrado misturado à casca moída, utilizado como ingrediente para bebidas à base de frutas.

b) Polpa

São os gomos de suco rompidos e paredes internas do fruto que sobram após o processo de extração do suco. Pode ser re-adicionada ao suco.

c) Suco extraído da polpa

Suco obtido após a lavagem da polpa, contendo sólidos provenientes da fruta. Pode ser usado em bebidas à base de frutas ou como fonte de açúcares.

d) Óleo da casca de laranja (Cold-Pressed Oil)

Óleo extraído da casca de laranja, utilizado na produção de compostos para bebidas, cosméticos e produtos químicos.

e) Essência

Composta pelos componentes resultantes do processo de evaporação, separados em uma fase aquosa e uma oleosa. Ambas as fases são matérias primas para as indústrias de bebidas e alimentos e podem ser re-adicionadas ao suco.

f) D-Limoneno ou Terpeno Cítrico

O principal componente do óleo da casca da laranja. É utilizado nas indústrias de plásticos como matéria-prima para a fabricação de resinas sintéticas e adesivos.

g) Farelo de Polpa Cítrica

Produto resultante do processamento do suco, formado a partir dos resíduos úmidos do fruto, que passam por processo de secagem e formam uma forragem concentrada transformada em Pellets, os quais servem de alimentação fibrosa de ovelhas e gado.

h) Pectina

Produto menos comum, proveniente da casca de laranja e utilizado em geléias, marmelada, e gelatinas.

i) Álcool

A prensagem do bagaço de laranja produz um líquido cuja fermentação resulta em álcool.

--------------------------------------------------------------------------------

[1] Siga em inglês Frozen Concentrate Orange Juice.

[2] Sigla em inglês Not-from-concentrate.