INSTITUCIONAL
compartilhar este link
Ações de Marketing

Saiba como funciona a frente de marketing do nosso projeto Apex


Uma das frentes do projeto de promoção das exportações da CitrusBR com a Apex-Brasil são as ações de marketing, que procuram recuperar o consumo de suco de laranja nos principais mercados, em queda durante a última década.


Após um detalhado estudo de branding para entender qual deveria ser o posicionamento do programa de marketing da CitrusBR, constatou-se que a imagem do suco de laranja estava desatualizada perante o consumidor, principalmente por causa da competição ferrenha com outras bebidas mais "jovens" e "legais", como energéticos, isotônicos, iogurtes e outras bebidas funcionais.


O estudo de branding indicou então que a CitrusBR deveria criar um programa de marketing genérico, que, embora não mencionasse uma marca ou a origem do produto, promovesse o suco de laranja de maneira inovadora, aproximando-o das gerações conectadas. Foi com esse propósito que nasceu o "I Feel Orange", uma campanha que pretende apropriar-se da criatividade e positividade já associadas à cor laranja para promover a imagem do suco que leva o mesmo nome e, claro, a mesma inspiração.

 

 

O conceito "I Feel Orange" foi criado para contrapor-se à expressão "I Feel Blue", que representa tristeza e melancolia. Apoiado pelo mantra  "I feel inspired, I feel healthy, I feel positive, I feel connected", o "I Feel Orange" é uma celebração da criatividade, positividade e saúde, valores essenciais para as novas gerações. A idéia da campanha é trabalhar esses conceitos e associá-los, direta ou indiretamente, ao suco de laranja, para que ele possa ser visto como uma bebida atual.


Na prática, o conceito "I Feel Orange" serve para abrigar todas as ações do projeto: site, páginas nas principais redes sociais, blog, vídeos, jogos, revistas, eventos, personagens, etc. O conteúdo do projeto é extenso porque possui três públicos-alvo principais:


- o público de crianças e jovens, os quais, uma vez conquistados pela campanha, terão uma vida toda de relacionamento com o produto.
Para eles, foi criada a animação e o jogo "Master of Juices" (O Mestre dos Sucos), produtos que enfatizam a importância da vitamina C para a saúde.


- o público de jovens mães, que, embora desempenhem um papel tradicional na estrutura familiar, o fazem de uma maneira completamente diferente do que faziam suas mães e avós há alguns anos. Essas mulheres se interessam tanto por assuntos inspiradores e criativos quanto por saúde e alimentação e, se conquistadas pela campanha, influenciarão não somente suas escolhas de consumo como também a de seus filhos.
Para elas, foi criada a personagem feminina Lisa Orange (cujos posts no blog são escritos por uma blogueira londrina), a seção com posts de mães blogueiras e a parte de receitas.


- por fim, o público de trend-setters ou formadores de opinião, que têm o poder de propagar o conceito do projeto para um público muito mais amplo.
Para eles, foi criado o suplemento "I Feel Orange" na Revista Apartamento, publicação internacional de design que possui ampla circulação neste público, além de um evento de lançamento da revista em Londres e de seções de moda e design no site.


A fim de realizar um projeto-piloto e maximizar a verba, todas essas ações estão focadas em um único mercado, o Reino Unido, ou mais especificamente Londres. Em 8 meses de projeto, o perfil do "I Feel Orange" conquistou até dezembro de 2011 mais de 2.800 likes no Facebook (85% dos quais vieram do Reino Unido), 250 seguidores no Twitter e mais de 2.000 páginas visualizadas no site. Para a renovação do convênio com a Apex-Brasil, esperamos novas ações do projeto, tanto in-door quanto out-door, porém mantendo a sua identidade inicial.

Conheça a campanha I Feel Orange clicando aqui.