A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos – CitrusBR em conformidade com seu compromisso de transparência publica a seguir informações atualizadas sobre a produção de laranja do
cinturão citrícola do Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro.

Estas informações foram elaboradas individual e sigilosamente por cada uma das associadas e os resultados foram consolidados por empresa de auditoria independente(*).

O quadro abaixo traz informações acerca do resultado final apurado na Safra 2012/13 e atualização das estimativas referentes à Safra 2013/14.

A inusitada sequência de duas grandes safras de laranja, 2011/12 de 428 milhões de caixas e 2012/13 de 385 milhões de caixas que em muito estressou os pomares, somada a recentes fatores climáticos adversos, indicam uma quebra estimada de 24,7% na produtividade das plantas produtivas para a safra 2013/14, representando 81% da redução total estimada de safra.

As estimativas refletem ainda uma redução de 13.1 milhões de plantas produtivas (diferença líquida apurada entre novos pés em produção e pés erradicados), representando uma retração de 42.173 hectares produtivos (calculados com base em uma densidade média de 311 plantas por hectare erradicado). Essa redução que corresponde a uma queda de 7,5% do parque citrícola produtivo, representa 19% da redução total estimada da Safra.

São Paulo, 15 de maio de 2013.
CitrusBR
(*) PriceWaterhouseCoopers