A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) em conformidade com seu compromisso de transparência publica a seguir informações atualizadas do Cinturão Citrícola do Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro:

• Dados estimados de fechamento de safra para produção de laranja em 2013/14;
• Dados da primeira estimativa de safra para produção de laranja em 2014/15;
• Histórico de rendimento industrial para a produção de suco de laranja;
• Histórico da evolução dos estoques de suco de laranja brasileiro em poder dos associados da CitrusBr no mundo e projeção atualizada dos mesmos para 30 de Junho de 2014.

Essas informações foram elaboradas individual e sigilosamente por cada uma das associadas. Os resultados foram consolidados por empresa de auditoria independente.
No quadro abaixo, verifica-se que os dados estimados de fechamento da safra 2013/14 apontam para uma produção total de laranja de 284,9 milhões de caixas de 40,8 kg. Isso significa que a atual safra sofreu um incremento da ordem de 6,5% ou 16,5 milhões de caixas ante as 268 milhões de caixas estimadas em nossa segunda divulgação.

Em decorrência dos trabalhos realizados pelos associados na primeira quinzena de janeiro, com a derriça dos chumbinhos das plantas e a sua respectiva contagem, pôde-se estimar que a safra de laranja de 2014/15 tenha um crescimento de, aproximadamente, 11,4%, Com isso, a produção total deve alcançar 317,4 milhões de caixas. Esse crescimento acontece em função de um aumento de produtividade dos pomares da ordem de 19,2% , subindo de 1,75 para 2,09 caixas por planta, combinado com uma diminuição da quantidade de plantas produtivas da ordem de -6,5%, caindo de 162,1 para 151,5 milhões de plantas produtivas.

A CitrusBR salienta que para esta estimativa de produção de laranja para a próxima safra, não foram inclusas a contagem dos chumbinhos da terceira floradada ocorrida no mês de novembro. Também não foram computados os efeitos da seca que, no momento, afetam todo o cinturão citrícola. A falta de água pode ser positiva em relação à elevação do brix na fruta (concentração de açúcares) e, ao mesmo tempo, negativa em relação a redução do tamanho das frutas.

Rendimento industrial – Em relação ao rendimento industrial para a produção de suco de laranja, verifica-se na tabela abaixo, com a referida série histórica, que na safra 2013/14, foram necessárias 282 caixas para se produzir uma tonelada de FCOJ 66 Brix. Pode-se afirmar, portanto, que essa safra registrou o pior rendimento industrial de suco já vivenciado pelo setor. Tal situação, que além de proporcionar forte prejuízo às indústrias, dificultou fortemente a produção de suco não concentrado (NFC). Isso porque o brix médio (quantidade de açúcar por fruta) alcançou o seu pior patamar da história, com 10,3 Brix.

ESTOQUES

A tabela abaixo mostra importante redução dos estoques de suco de laranja brasileiro em poder dos associados da CitrusBr. Em 31 de dezembro de 2013, constatou-se recuo, da ordem de 98 mil toneladas, somando 1.046.465 de toneladas. Em dezembro de 2012, o total de suco brasileiro somava 1.144.372 toneladas.

Em decorrência de uma queda de produção citrícola na safra 2013/14 de mais de 100 milhões de caixas de laranja em relação à safra anterior, somado ao baixíssimo rendimento industrial de 282 caixas por tonelada de FCOJ, a CitrusBR estima que a produção total de Suco de Laranja no no Cinturão Citrícola não tenha ultrapassado as 850 mil tons de FCOJ 66 Brix Equivalente.

Portanto, levando-se em conta que praticamente toda a safra de laranja já tenha sido processada e que as exportações de suco no primeiro sementre de 2014 sejam semelhantes aquelas registradas no segundo semestre de 2013, projetamos que, em 30 de Junho de 2014, os estoques mundiais de suco de laranja em poder dos associados da CitrusBr devem cair para aproximadamente 450 mil tons de FCOJ 66 Brix Equivalente, sendo este 316 mil toneladas inferior ao volume registrados em 30 de Junho de 2013.

Em Maio de 2014 estaremos publicando nossa re-estimativa da safra de 2014/14 e am Agosto de 2014 a contagem dos estoques de suco de laranja de corte de safra.

Diretor Executivo
CitrusBr