Clique AQUI para baixar comunicado

COMUNICADO AO MERCADO

São Paulo, 25 de fevereiro: Levantamento realizado por meio de auditorias independentes junto a cada uma das empresas associadas à CitrusBR e, posteriormente consolidado sigilosamente por auditoria externa, analisou os seguintes itens:

1. PRODUÇÃO TOTAL DE LARANJA NO CINTURÃO CITRÍCOLA DE SÃO PAULO E TRIÂNGULO MINEIRO E PROCESSAMENTO TOTAL DE LARANJA NA SAFRA 2020/21:

Em 10 de fevereiro de 2021, o Fundecitrus anunciou a terceira reestimativa da safra 2020/21 com o total de 269,01 milhões de caixas produzidas no cinturão citrícola de São Paulo e Minas Gerais.

A compilação mostrou que o processamento total de laranja no Cinturão Citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro na safra 2020/21 é estimado em 215.641.333 caixas de laranjas de 40,8 quilos, uma queda de 33,6% em relação às 325.077.912 processadas na safra 2019/20.

Do volume processado na safra 2020/21 cerca de 198.008.000 caixas correspondem às empresas associadas à CitrusBR e 17.633.333 caixas a empresas não associadas.

Ao se descontar o total de caixas produzidas do total processado por indústrias associadas e não associadas à CitrusBR é possível estimar o mercado interno de fruta in natura em cerca de 53,4 milhões de caixas de 40,8 quilos.

1. RENDIMENTO INDUSTRIAL DE SUCO DE LARANJA NA FRUTA, NA SAFRA 2020/21:

O rendimento industrial médio para a safra 2020/21 é estimado em 263,70 caixas de 40,8 quilos para a produção de uma tonelada de FCOJ equivalente.

Para empresas associadas à CitrusBR, estima-se um rendimento industrial de 262,94 caixas de 40,8 quilos para a produção de uma tonelada de FCOJ 66 Brix Equivalente. Para empresas não associadas, estima-se um rendimento industrial de 272,58 caixas de laranja de 40,8 quilos para a produção de uma tonelada de FCOJ equivalente.

O gráfico abaixo mostra os dados do rendimento industrial médio de empresas associadas e não associadas à CitrusBR:

1. PRODUÇÃO TOTAL DE SUCO DE LARANJA NO CINTURÃO CITRÍCOLA DE SÃO PAULO E TRIÂNGULO MINEIRO NA SAFRA 2020/21:

Considerando os dados acima expostos, é possível estimar a produção total de suco de laranja na safra 2020/21 em 817.744 toneladas de FCOJ Equivalente. Desse volume estima-se que 753.054 toneladas foram produzidas por empresas associadas à CitrusBR e outras 64.690 toneladas por empresas não associadas. A produção total recuou 32% em relação às 1.202.702 toneladas produzidas na safra 2019/20.

1. ESTOQUES GLOBAIS DE SUCO DE LARANJA DOS MEMBROS DA CITRUSBR AUDITADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2020:

A compilação ainda apurou que os estoques globais de suco de laranja brasileiro, convertidos em FCOJ Equivalente, na posse das associadas da CitrusBR, em 31 de dezembro de 2020, eram de 678.967 toneladas. Esse volume indica uma queda de 20,5% em relação às 853.778 existentes na mesma data do ano anterior.

1. 5ESTOQUES GLOBAIS DE SUCO DE LARANJA DOS MEMBROS DA CITRUSBR PROJETADOS PARA 30 DE JUNHO DE 2021:

O mesmo levantamento indica que os estoques globais de FCOJ Equivalente em posse das associadas da CitrusBR está projetado em 272.979 toneladas para a data de 30 de junho de 2021. Se confirmada, essa projeção representará uma queda de 42% em relação às 471.138 toneladas existentes em 30 de junho de 2020.

São Paulo, 25 de fevereiro de 2021

Ibiapaba Netto