13/07/2016
Produção de limão se mantém em alta na Argentina
Freshplaza - 13/07/2016 - Mesmo com a produção menor do que o esperado, volume deve ser maior em relação as últimas safras
A safra de limões na Argentina deve registrar uma produção em torno de 30% menor em relação as estimativas iniciais. Ainda assim, o volume da colheita deve superar os últimos dois anos. Os produtores daquele país também estão otimistas em relação a qualidade dos frutos. "Temos 30% menos limões do que pensávamos para esta safra, mas estamos colhendo frutas de alta qualidade e acreditamos que o volume de produção será maior do que nos últimos dois anos", disse o produtor William Lamarca, proprietário da Latin Lemon.
De acordo com Lamarca, o limão argentino tem se valorizado nos últimos anos. "Com a falta de volume na Espanha, a nossa fruta ficou mais forte do que em outras safras. Os preços estão com níveis muito elevados. No ano passado, nós negociamos entre 28 a 32 euros por caixa de 18 quilos, já neste ano estamos vendendo entre 36 a 40 euros por caixa”, ressalta.
O mercado europeu é responsável por 70% das exportações de limão da Argentina. Agora a expectativa é de levar a fruta para outros mercados. "Nos últimos anos, apesar do baixo volume que compram, o Canadá se tornou um bom mercado. Nesta safra, estamos começando a exportar para o Oriente Médio e Extremo Oriente. Estamos muito animados com a abertura do mercado americano e esperamos que possamos começar a exportar para o país a partir do próximo ano. Outro avanço muito importante para alcançarmos seria a abertura para o mercado chinês", finalizou ele.